quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ALTERAÇÕES NAS REGRAS CONFORME A FIFA.

Estas são as alterações nas Regras de Futsal realizada pela FIFA, onde são válidas para o período de 2010-2011, que entraram em vigor desde julho/2010.

ÁREA TÉCNICA:
A Área Técnica deve ser demarcada fora da quadra de jogo e a frente à Zona de Substituição de cada equipe.
Esta área é destinada para limitar os Membros de Comissão Técnica e Atletas Substitutos, estes na ocasião da substituição.
O Espaço Livre compreendido entre a Linha Lateral e a Linha frontal da Área Técnica é para evitar que integrantes do banco de reservas interferiram na movimentação de atletas adversário que estão em jogo e também na passagem do árbitro, devendo estes se comportarem adequadamente.
Em conformidade com as Superfícies em diversas Quadras, as Áreas Técnicas irão diferenciar em seus tamanhos, no entanto deverão atender as medidas de espaços livres após os bancos de reservas (1,00m) e limite frontal de afastamento da Linha Lateral (0,75m).
O banco de reservas terá a extensão de acordo com a quantidade de participantes (Membros de Comissão Técnica + atletas substitutos), conforme a Regra.

EQUIPAMENTO DOS ÁRBITROS:
É proibido que os árbitros e assistentes usem jóias ou adorno pessoal, exceto, quando na ausência do cronometrista, o árbitro será autorizado a usar um relógio ou dispositivo semelhante para sincronismo da partida

GOLEIRO:
Após jogar ou arremessa a bola para um de seus companheiros, não poderá voltar a recebê-la, voluntariamente, em sua própria meia quadra (defensiva), exceto se a bola for tocada ou jogada por um adversário. 

TIRO LATERAL:
- Na hora de executar o Tiro Lateral, o executor poderá ter um pé na linha ou fora desta, na parte externa;
- a bola posicionada na parte externa da quadra de jogo, limitada a uma distancia de 0,25m;
- a bola estará em jogo assim que adentrar a quadra de jogo.

ENCERRAR A PARTIDA ESTANDO A BOLA NA TRAJETÓRIA DA META:
Se a bola foi chutada para uma meta ao soar o apito ou sinal do cronometrista dando como tempo encerrado de jogo, os árbitros esperam a conclusão do lançamento para encerrar a partida, onde conclui-se quando:
- a Bola vai direto para o gol e este é assinalado;
- a Bola sair dos limites da quadra de jogo (chutada para fora);
- a Bola tocar no Goleiro, postes ou travessão e adentrar a meta (gol);
- O Goleiro agarrar, defender a Bola e esta vir a tocar no poste ou travessão e não ser assinalado o gol.

---------------------------------------------------------------------

Agora, vamos aguardar para saber quais são as alterações, oficiais, que a CBFS irá divulgar para as nossas Regras, no XII Congresso Nacional de Arbitragem.

2 comentários:

  1. Parabens pela iniciativa. O futsal agradece por mais essa ferramenta para divulgação e interação da nossa querida modalidade. Professores, técnicos, árbitros, atletas e admiradores do futsal agora tem mais um espaço dedicado ao melhor dos esportes.

    Forte abraço.
    Júnior Fernandes @fernandesjr5

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Antônio, mais uma bela iniciativa sua para colaborar com o nosso Futsal. Excelente!!!

    ResponderExcluir